Primeira Floresta Urbana Linear em Corredor de Ônibus: menos poluição e mais saúde no ABC Paulista

Primeira Floresta Urbana Linear em Corredor de Ônibus: menos poluição e mais saúde no ABC Paulista

Floresta Urbana Linear em corredor de ônibus no Corredor ABD, mais de 140 espécies da Mata Atlântica no corredor do trólebus, entre a região do ABC Paulista e São Paulo, 15 dessas espécies sob risco de extinção, 12 mil árvores cadastradas com QR Code e acessíveis por internet.

Com um acervo de 12 mil árvores, a Next Mobilidade lança o 1º Inventário de Floresta Urbana Linear do Brasil já realizado em um corredor de ônibus – o Corredor ABD no ABC Paulista. Todas as árvores do Corredor estão cadastradas por QR Code e sua evolução e características podem ser acompanhadas pelo site https://map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd

O inventário utiliza, em 100% da área mapeada, duas tecnologias de apuração de dados de levantamento arbóreo. Essas tecnologias produzem informações precisas e totalmente auditáveis, por meio de monitoramento via satélite e rastreabilidade física e digital dos ativos.

O Corredor ABD no ABC Paulista – também conhecido como Corredor Verde – tem 90 km de extensão (ida e volta) e conecta as zonas Sul e Leste de São Paulo, passando por importantes cidades do ABC Paulista, como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

A Next Mobilidade – Corredor ABD é reconhecida por sua excelência na operação do moderno sistema de trólebus do país e pelo uso de veículos de última geração, com menor impacto ambiental. A empresa está na vanguarda das tecnologias para a preservação dos recursos naturais no ABC Paulista.

O projeto Corredor Verde começou em 2008 com o primeiro plantio de mudas. Desde então, a Next Mobilidade passou a plantar e conservar outros milhares de mudas ao longo dos últimos 16 anos.

Atualmente, mais de 140 espécies predominantemente nativas da Mata Atlântica compõem os jardins dos nove terminais metropolitanos e demais áreas verdes do Corredor ABD no ABC Paulista, como canteiros de vias, praças e pátios.

Manacás-da-Serra, quaresmeiras, ipês e sibipirunas são alguns exemplos de espécies de grande importância para o bioma da Mata Atlântica preservados no Corredor. Outras, como pau-brasil, jatobá, grumixama e jacarandá-paulista figuram na lista de 15 espécies ameaçadas de extinção.

MENOS CONCRETO, MAIS VERDE

Para expandir sua floresta urbana, a Next Mobilidade removeu cerca de 200 placas de concreto de 1m² das áreas adjacentes ao Corredor. No lugar de cada placa, foi plantada uma árvore.