Hospital São Luiz São Caetano realiza cirurgia inédita no ABC Paulista com óculos de realidade aumentada

O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano no ABC Paulista realizou, a primeira cirurgia ortopédica com o auxílio de óculos de realidade aumentada na região do ABC. O procedimento consistiu na implantação de uma prótese de joelho, com o uso da tecnologia da empresa francesa Pixee Medical, que projeta informações em tempo real no campo de visão do cirurgião. O equipamento inova nos procedimentos, auxiliando na navegação e proporcionando mais segurança e precisão.
“Esse tipo de tecnologia traz mais segurança para o médico, que tem maior controle sobre as inserções, e também para o paciente, com menos impacto e sangramento”, explica o cirurgião ortopedista José Colleoni, responsável pela equipe que conduziu a cirurgia.

O sistema funciona por meio da leitura de códigos QR posicionados nas extremidades das articulações, exibindo dados precisos como ângulos, distâncias e posicionamento dos instrumentos durante a operação. O recurso reduz o tempo de preparo e os custos do procedimento, ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e a previsibilidade dos resultados.
O uso da tecnologia foi especialmente importante neste caso, já que o paciente tem diagnóstico de hemofilia, condição que compromete a coagulação do sangue e eleva o risco de hemorragias. “Graças ao controle e à precisão extra do equipamento, conseguimos reduzir significativamente as chances de sangramento e os riscos associados à cirurgia. O paciente já se encontra em casa, com recuperação promissora”, completa o cirurgião ortopedista José Colleoni.
Apesar dos avanços tecnológicos, o especialista ressalta que o fator humano continua sendo determinante para o sucesso dos procedimentos. “Nenhum equipamento substitui uma equipe especializada e bem qualificada. A decisão final sobre o método deve ser tomada sempre pelo médico, em conjunto com o paciente”, conclui o cirurgião ortopedista José Colleoni.
A diretora geral do São Luiz São Caetano no ABC Paulista, Emanuelle Lemos, destacou de que o uso de novas tecnologias reforça o compromisso da instituição com a inovação e a segurança assistencial. “Estamos constantemente investindo em soluções que unam tecnologia e cuidado humanizado. A realização dessa cirurgia é um marco para a região do ABC Paulista e reforça o papel do São Luiz São Caetano como referência em qualidade e inovação na área da saúde”, afirma Emanuelle Lemos.
Inaugurado em junho de 2017, o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano https://www.rededorsaoluiz.com.br/hospital/sao-luiz-sao-caetano foi o primeiro da marca São Luiz fora da capital paulista. “Desde então, tornou-se referência na região do ABC Paulista pelo cuidado humanizado e excelência técnica. Com mais de 37 mil metros quadrados e certificação internacional da Joint Commission International (JCI), a unidade integra a Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina”, disse Emanuelle Lemos.
Em novembro o Hospital São Luiz São Bernardo foi inaugurado e a nova estrutura esta localizada na Av. João Firmino, 250, representa a ampliação do tradicional Hospital Assunção, referência histórica no atendimento à população do ABC Paulista, que agora passa a operar sob a bandeira São Luiz, sinônimo de qualidade, tecnologia e segurança assistencial.

Sobre a Rede D’Or

Maior empresa de saúde da América Latina, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos. Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.














