O GEduc 2025, um dos principais eventos de educação do Brasil, premia o Colégio Engenheiro Salvador Arena, de São Bernardo do Campo no ABC Paulista, com dois prêmios

O Colégio Engenheiro Salvador Arena https://colegiosalvadorarena.org.br/ , mantido pela Fundação Salvador Arena https://fundacaosalvadorarena.org.br/ , recebeu durante o GEduc 2025 https://www.geducoficial.com.br/ , principal congresso de gestão educacional do país, dois prêmios Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), nas categorias Inovação Acadêmico-Pedagógica, pelo projeto Conexão Arena e Responsabilidade Social, pelo projeto Arena em Ação. Ficando entre os três primeiros premiados.
O prêmio é promovido desde 2008 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação https://www.consed.org.br/ , em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação https://undime.org.br/ , a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Fundação Roberto Marinho https://www.frm.org.br/ , com o objetivo de reconhecer e incentivar práticas eficazes em instituições educacionais privadas no Brasil.

Iniciado em 2024, o projeto Conexão Arena está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e surgiu com o propósito de integrar ações voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos, abordando simultaneamente os aspectos emocionais, pedagógicos e disciplinares. O programa envolve toda a comunidade escolar, desde a Diretoria até os setores pedagógicos, disciplinares, professores e profissionais das áreas de comunicação e eventos. O projeto é fundamentado na Disciplina Positiva e em estudos da Psicologia Positiva, promovendo valores, saúde mental, bem-estar e trabalho voluntário.
Para alcançar seus objetivos, o projeto Conexão Arena promove ações contínuas, planejadas anualmente, com o intuito de capacitar, conscientizar e engajar os estudantes, fortalecendo competências essenciais como empatia, resiliência, autoconhecimento e comunicação. Com foco no protagonismo juvenil, as atividades combinam teoria e prática, incentivando a colaboração e a troca de experiências entre alunos de todos os níveis de ensino.

Na categoria Responsabilidade Social, o Colégio recebeu o prêmio pelo projeto Arena em Ação, com destaque para a iniciativa “Pegada Ecológica: compensação de carbono”. O projeto envolveu alunos voluntários composto do ensino médio e ensino técnico, que desenvolveram uma Calculadora de Carbono original para medir emissões individuais de CO₂ em atividades cotidianas, contribuindo para conscientizar e mobilizar a comunidade escolar e externa sobre práticas sustentáveis, com ações concretas como distribuição de kits de plantio e produção de um documentário sobre Racismo Ambiental.
O Projeto Arena em Ação surgiu no final de 2010, a partir de uma iniciativa dos alunos do Ensino Médio, que se propuseram a realizar ações cidadãs em parceria com instituições sociais, ultrapassando os muros da escola. A partir dessa iniciativa, o colégio criou comitês de professores, pais e alunos voluntários, responsáveis por planejar, organizar e executar os projetos.
“Receber esses prêmios no GEduc é o reconhecimento da dedicação diária de todos os envolvidos nos projetos Conexão Arena e Arena em Ação. Nosso compromisso é com uma educação humana e integral, que valorize não apenas o aprendizado acadêmico, mas também as competências emocionais e sociais dos nossos estudantes”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio.
Segundo Pablo Fabiano B. Carneiro, Professor de Filosofia do Colégio, “Os prêmios concedidos aos projetos Conexão Arena e Arena em Ação são resultado direto da integração das equipes, de um olhar sensível e do empenho coletivo em criar um ambiente escolar saudável e acolhedor. Esses prêmios reforçam que estamos no caminho certo ao colocar o estudante no centro das nossas ações pedagógicas”, disse Pablo Fabiano B. Carneiro, Professor de Filosofia do Colégio. Com esses reconhecimentos, o Colégio Engenheiro Salvador Arena consolida-se como referência nacional em inovação pedagógica e gestão educacional, destacando-se pelo compromisso com a formação integral e o bem-estar de seus estudantes.
Sobre o Colégio Engenheiro Salvador Arena
O Colégio Engenheiro Salvador Arena oferece educação gratuita, desde a básica (Nível V) até o Ensino Médio e Técnico para 1848 alunos (2024). Ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo no ABC Paulista, desde o ano de 2010, de acordo com os resultados do ENEM https://www.gov.br/inep/pt-br . Instalado em um complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo no ABC Paulista, em 140 mil m², e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. O espaço abriga também o Teatro Engenheiro Salvador Arena https://teatro.cefsa.edu.br/ , com capacidade para 536 lugares. Mais informações em colegiosalvadorarena.org.br https://colegiosalvadorarena.org.br/
Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena https://fundacaosalvadorarena.org.br é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoio nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 67,1 milhões em 2023, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2023 foram aplicados R$ 17,7 milhões em 128 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 58.711 pessoas e indiretamente, 95.860 pessoas. Saiba mais: fundacaosalvadorarena.org.br https://fundacaosalvadorarena.org.br/