Prefeito de Diadema José de Filippi Jr assume presidência do Consórcio Intermunicipal ABC

Prefeito de Diadema José de Filippi Jr assume presidência do Consórcio Intermunicipal ABC

Filippi disse que vai conversar com os prefeitos de São Bernardo e São Caetano para que as cidades retornem à entidade.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Jr, assumiu na terça (20/2) a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o compromisso de fortalecer a governança regional. Na vice presidência foi eleita Penha Fumagalli, prefeita de Rio Grande da Serra.

“Para mim é uma honra e um privilégio assumir este compromisso com a nossa região. Estou muito feliz e disposto, vamos trabalhar por uma governança regional com muito diálogo entre as cidades e com o presidente Lula para trazer melhorias e fortalecer as políticas públicas do Grande ABCD”.

Prefeito José de Felippi Jr.

O agora presidente do colegiado parabenizou o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, pelo trabalho à frente do Consórcio, e afirmou que vai dar sequência às atividades e ações da governança regional e metropolitana. Acredito que a gente tem condições de avançar muito mais nos somando e nos articulando”.

Filippi disse que vai conversar com os prefeitos de São Bernardo e São Caetano para que as cidades retornem à entidade. “Todos nós ganhamos com a recomposição do Consórcio e vamos fazer esforço para que isso aconteça. Tenho certeza que vamos mais longe se as cidades se articularem de forma regional”.

O novo presidente do Consórcio comentou que é preciso a recomposição das políticas públicas para dar sequência às questões voltadas à saúde e à segurança pública, “para dar as respostas que a população espera”.

Filippi assume o comando do órgão intermunicipal pela segunda vez, após já ter ocupado o cargo em 2003. O prefeito agradeceu a confiança e apoio dos colegas para o exercício de mais um mandato.

“Tenho muita alegria e muita honra de dar continuidade ao trabalho de vários prefeitos que presidiram o Consórcio nos últimos anos. Vamos dar sequência à pauta de ações de governança regional e metropolitana, pois somando forças temos condições de avançar muito mais para superar desafios comuns”, afirmou o prefeito Filippi.

BALANÇO DE MARCELO OLIVEIRA

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, fez um balanço do seu mandato à frente da entidade no último ano. Entre as ações, destacou o trabalho realizado em articulação com os governos estadual e federal em benefício da região.

A Consórcio ABC conseguiu R$ 5,6 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), destinados à elaboração de um novo Plano Regional de Macro e Microdrenagem e à implementação do Plano de Sinalização de Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais.

A entidade também protocolou 17 projetos no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, totalizando pleito de R$ 217,2 milhões para os municípios consorciados.

“Despeço-me da presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com a sensação de dever cumprido. Trabalhamos para unir os municípios, melhorando a qualidade de vida na região”, afirmou Marcelo Oliveira. Durante a reunião, a assembleia geral aprovou o reajuste do repasse dos municípios para a entidade regional para o exercício deste ano, passando de 0,25% da receita ordinária líquida de cada município para 0,20%, mantendo a eficiência do órgão e reforçando a economicidade.

Combate à dengue

Filippi informou que o Consórcio está lançando uma cartilha digital para reforçar o trabalho de conscientização da população em impedir a proliferação da dengue, já que são as casas os locais de maior incidência dos criadouros do mosquito.

“Se necessário vamos fazer ações de emergência como, por exemplo, atender a população além dos espaços das UBSs”, concluiu.