A Lateral Galeria participa de palestra com Michel CENA7 no ABC Paulista na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

A Lateral Galeria participa de palestra com Michel CENA7 no ABC Paulista na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

O ciclo “Despacho da Palavra” segue desvendando novos formatos para a produção de artes visuais no Brasil, onde discutirão sobre os desdobramentos destas questões na relação com aos artistas

No dia 19 de outubro, das 14h às 15h30, o artista Michel CENA7 convida Camila Alcântara e Guilherme Marinho, representantes da Lateral Galeria para o “Despacho da Palavra” para a palestra “Mercado de Arte e a Produção de Artes Visuais de Pessoas Racializadas”, que acontecerá no ABC Paulista na biblioteca da Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Com o objetivo de discutir sobre os diversos agentes do mercado da arte e processos de formação de público para o colecionismo, os artistas discutirão sobre os desdobramentos destas questões na relação com os artistas racializados. 

Michel CENA7 inicia uma relação com a galeria a partir de um grupo de estudos onde dialogam e buscam a cooperação de trabalho entre jovens artistas em meio ao desenvolvimento de uma carreira, pesquisa e circulação de obras.

“Nos identificamos na confluência dos pensamentos sobre racialidade e mercado de arte. Como, a partir do nosso lugar, podemos aquecer o mercado com os moldes desenvolvidos historicamente nas propostas de artistas em ascensão. Além de compartilhar o ensinamento, queremos que seja palpável planejar a presença em exposições, acervos pessoais, vendas e projetos para angariar mais valor para as obras”, comenta o artista Michel CENA7. 

O projeto “Despacho da Cor e da Palavra” foi idealizado pelo artista Michel CENA7 e realizado através da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo no ABC Paulista. A iniciativa oferece oficinas gratuitas para a população local, conduzidas pelo artista no Ateliê Casa Sete, além do ciclo de palestras “Despacho da Palavra”.

O projeto culmina com a exposição de Michel na Pinacoteca de São Bernardo, que contará com suas obras, uma arte colaborativa criada junto aos participantes das oficinas, música, bate-papos, além de saraus que marcarão a abertura e o encerramento da exposição em fevereiro de 2025. “Despacho da Cor e da Palavra” tem como objetivo promover compreensão, equidade e conexões entre artistas, poetas e a comunidade, deixando um impacto duradouro na cena artística do ABC Paulista. 

Serviço
Palestra: “Mercado de Arte e a Produção de Artes Visuais de Pessoas Racializadas” com Lateral Galeria (Camila Alcântara e Guilherme Marinho)
Sábado, 19 de outubro de 2024
Horário: 14h às 15h30 na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo no ABC Paulista
Atividade gratuito. Sobre “Despacho da Cor e da Palavra”

Sobre Michel CENA7 
Michel CENA7 constrói diálogos pictóricos através da vivência com a cidade e a poesia urbana. A cidade é o palco de suas ações, onde vive e trabalha em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, e espalhados pelo mundo. CENA7 tece narrativas entre cores, formas e personagens fantásticas, propondo uma nova sociedade que o artista intitula e dá forma nas séries “Fauna”, “Utopias póstumas” e “Levante de uma  nação”. Com obras em importantes acervos brasileiros como na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Museu de Arte do Rio e Museu Nacional de Belas Artes.

Sobre Lateral Galeria

Fundada e dirigida por Camila Alcântara e Guilherme Marinho, a Lateral Galeria, ou apenas LTRL, surgiu em 2020 no bairro do Ipiranga em São Paulo, Hoje, apresenta obras de artistas emergentes, e entre seus objetivos está desmistificar a ideia das galerias de arte como espaços reservados apenas ao conhecimento erudito e ao alto poder aquisitivo. O LTRL Cult & Lab é o setor da galeria que se dedica à realização de uma ampla gama de eventos, tais como oficinas, workshops, cursos e conversas, com a missão de fomentar e expandir a partilha de conhecimento, tanto prático quanto teórico, no âmbito da arte e do mercado.

Além de conduzir essas atividades nas próprias instalações, oferecem a flexibilidade de criar e levar eventos personalizados para outros locais. A galeria LTRL tem um Clube de Colecionadores, pensado para incentivar o consumo de obras de arte por pessoas que estão começando suas coleções. Por um valor acessível, a pessoa assina o clube e começa a construir sua coleção com obras originais e únicas.

A Lateral Galeria oferece um programa de patronato, tanto para pessoas quanto para empresas, com o objetivo de construir uma comunidade que compreende o valor da preservação, do crescimento e do desenvolvimento da arte contemporânea brasileira.