Após anunciar reconhecimento facial, prefeito de São Caetano do Sul no ABC Paulista visita instalações do Smart Sampa

Depois de anunciar que a Prefeitura de São Caetano do Sul no ABC Paulista irá utilizar a tecnologia de reconhecimento facial no combate à criminalidade na cidade, o prefeito Anacleto Campanella Junior visitou as instalações do Smart Sampa, equipamento que já adota o dispositivo na cidade de São Paulo. A visita aconteceu na manhã da quinta-feira (20/3). O prefeito Anacleto Campanella Junior foi recepcionado pelo secretário de Segurança Pública da Capital, Orlando Morando ex-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, integrante do primeiro escalão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“Nós já anunciamos que vamos desenvolver essa tecnologia em São Caetano do Sul e eu vim aqui ao Smart Sampa https://capital.sp.gov.br/web/seguranca_urbana/w/smart-sampa-2 para conhecer mais essa operação, que é maior do que a nossa, afinal, estamos falando em 27 mil câmeras. A gente veio aqui para aprender. Essa troca de experiência é importante para tornar São Caetano do Sul uma cidade cada dia mais segura. É, de fato, uma operação fantástica”, disse o prefeito Anacleto Campanella Junior.
Inaugurada em julho de 2024, a central de monitoramento paulistana conta com 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, que monitoram a cidade de São Paulo, 24 horas por dia. Em menos de um ano, o sistema contribuiu para 2.074 prisões em flagrante e captura de 868 foragidos da Justiça.

“Uma honra receber o prefeito de São Caetano do Sul, disse o prefeito Anacleto Campanella Junior, para que ele e sua equipe pudessem conhecer mais esse moderno sistema de combate à violência e proteção ao cidadão, o Smart Sampa, criado pelo prefeito Ricardo Nunes. A gente se coloca à disposição de São Caetano do Sul para implementar essa tecnologia, ajudando no que for necessário”, reforçou Orlando Morando.



Em São Caetano do Sul, a adoção do sistema de reconhecimento facial foi anunciada na sexta-feira (14/3). O dispositivo ao entrar em operação vai aproveitar a tecnologia já existente no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano do Sul https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticia/2782 , instalado no Bairro Barcelona, que conta com 400 câmeras e que monitora os 15 bairros da cidade. A instalação está no processo de convênios com a União e Estados para utilização do banco de dados criminais e avaliação dos melhores pontos para que as câmeras de reconhecimento facial sejam habilitadas.
