Obras do Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência em São Caetano do Sul

Obras do Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência em São Caetano do Sul

São Caetano do Sul terá um moderno equipamento público voltado à população PcD. Isso porque as obras do Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, no Bairro Santa Maria, segue com previsão de que sejam concluídas em outubro.


O investimento é de R$ 15 milhões, sendo R$ 8 milhões provenientes do governo do Estado de São Paulo, com à mediação do deputado estadual Thiago Auricchio. Essa é uma das intervenções do programa Avança São Caetano, que concentra 97 obras pela cidade de São Caetano do Sul.

Atenderá, também, pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de aprendizagem e alterações do teste do pezinho, entre outros. Dessa forma, o equipamento ampliará e aprimorará os atendimentos que eram prestados pela Fundação Anne Sullivan.


“Há 60 anos a Fundação Anne Sullivan teve um papel fundamental no acolhimento à Educação Especial. No entanto, a sociedade avançou, e a educação tornou-se inclusiva. Precisamos enxergar a pessoa com deficiência no contexto social global, oferecendo inclusão, tratamento e reabilitação”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.


O Complexo inclui a reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami) e poderá triplicar o número de alunos que eram atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan, englobando também o GAEM (Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar). A capacidade passará a ser de 600 atendimentos por semana, somente nas oficinas.


A estrutura, dividida em três blocos que somam 2.450m². Terá 8 salas de oficina (com uma sala multimídia); 7 salas do GAEM; salas de reuniões, musculação, Enfermagem, Triagem e Coleta, Emergência e de Assistência Social; 2 espaços de Fisioterapia (adulto e pediátrico); 4 salas de Terapia Ocupacional (com sala dedicada a atividades da vida diária); 21 consultórios; quadra e piscina, vestiários, banheiros, recepção e áreas administrativas. Tudo com devida acessibilidade plena.