Onça-pintada é vista na ciclovia do Parque Nacional do Iguaçu, registro da fêmea Cacira reforça a importância do projeto de conservação da espécie

Onça-pintada é vista na ciclovia do Parque Nacional do Iguaçu, registro da fêmea Cacira reforça a importância do projeto de conservação da espécie

A Ciclovia das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu foi palco de uma cena especial na noite da quarta-feira (27/8), uma onça-pintada apareceu tranquilamente às margens do trajeto. O momento foi registrado pelo motorista, Nadir Ferreira de Carvalho, e mostra à fêmea Cacira, já registrada pelo Projeto Onças do Iguaçu, que é mãe da jovem Uyara.

A presença da espécie é motivo de comemoração. O Parque Nacional do Iguaçu https://cataratasdoiguacu.com.br/  mantém o Projeto Onças do Iguaçu https://projetooncasdoiguacu.org/ , iniciativa dedicada à proteção e ao monitoramento da onça-pintada, espécie ameaçada de extinção, que saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 pra mais de 80 atualmente. Os resultados mais recentes reforçam a recuperação da população: o Censo Binacional de Onças-Pintadas (Brasil–Argentina), realizado em 2024, aponta uma estimativa média de 84 indivíduos no Corredor Verde (entre 64 e 110 animais).

Convivência segura e respeitosa — Com mais de 11 quilômetros de extensão, a nova ciclovia do Parque Nacional do Iguaçu oferece contato direto com a natureza e reforça a experiência de pedaladas em segurança. As onças vivem livres na floresta, e evitam o contato humano e a chance de avistá-las é mínima.

A equipe de conservação ressalta que em mais de 86 anos de história do Parque Nacional do Iguaçu nunca houve acidentes com onças. Mesmo assim, a orientação é que visitantes pedalem com consciência, curtam o passeio e lembrem-se de que estão no lar da onça, um privilégio que merece respeito.

Em 2024, o Parque Nacional do Iguaçu, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) https://www.gov.br/icmbio/pt-br , em parceria com a concessionária Urbia Cataratas https://tickets.cataratasdoiguacu.com.br/  https://cataratasdoiguacu.com.br/guia-do-visitante/  , anunciou um investimento significativo de R$ 3,9 milhões ao longo de dois anos no Projeto Onças do Iguaçu.

A iniciativa, dedicada à conservação e à manutenção da espécie na região do parque, reforça o compromisso coletivo com a preservação da biodiversidade e o fortalecimento de um dos ícones da fauna brasileira.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — O Parna Iguaçu https://cataratasdoiguacu.com.br/ , administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A https://tickets.cataratasdoiguacu.com.br/ . É Patrimônio Mundial Natural, lar de uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza e referência internacional em turismo sustentável.

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no estado do Paraná e, em seus 420 quilômetros de extensão, abrange 14 municípios que compõem sua microrregião geográfica: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema. Em sua porção sul, o parque se limita em mais de 60km com o Parque Nacional Iguazú, integrando importante contínuo biológico do centro-sul da América do Sul, o que traz oportunidades de troca e cooperação nos esforços de conservação da biodiversidade.

O território do parque faz parte da Ecorregião Florestas do Alto Paraná, que envolve desde as encostas a oeste da Serra do Mar, no Brasil, até o leste do Paraguai e a província de Missiones, na Argentina, com uma área de mais de 471 mil km². É a maior das 15 ecorregiões existentes do bioma Mata Atlântica. O parque está localizado em uma região de fácil acesso, e todos os seus polos podem ser acessados por vias terrestres asfaltadas. A principal via de chegada aos polos Cataratas (Foz do Iguaçu), Silva Jardim (Serranópolis do Iguaçu) e Rio Azul (Céu Azul) é a BR-277, que corta o estado do Paraná no sentido leste a oeste, conectando o Porto de Paranaguá com a Ponte Internacional da Amizade.