Pegada de carbono do passageiro de ônibus é a menor dentre os veículos movidos a combustível

Pegada de carbono do passageiro de ônibus é a menor dentre os veículos movidos a combustível

Viajar de ônibus, além de confortável e seguro, é a maneira mais sustentável e recomendável de mobilidade no contexto da agenda do clima, pois sua emissão de dióxido de carbono por passageiro/quilômetro é a menor dentre todos os veículos movidos a combustível líquido, variando entre 27 e 104 gramas. É o que demonstra estudo do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Governo do Reino Unido.

Os índices dos demais meios de transporte são os seguintes: nos aviões a emissão por passageiro/quilômetro é de 255 gramas em voos curtos e 150, nos voos longos; carro particular com gasolina – 170 gramas; carro particular com etanol – 120 gramas; e motocicleta a gasolina – 92 gramas. Apenas os veículos elétricos têm pegada média menor do que a dos ônibus, com 29 gramas, mas dois pontos acima do menor índice verificado nos coletivos.
 

Ao comentar esses dados, Gabriel Nunes, diretor da Santa Maria, https://santamariatransportes.queropassagem.com.br/  empresa que atende, em linhas regulares, cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Santos, Rio de Janeiro, Santo André e São Bernardo do Campo no ABC Paulista, além de fretamento, explica que o consumo de combustível dos ônibus, refletindo-se na pegada de carbono de cada passageiro, é otimizado quando a manutenção é adequada e feita com a devida frequência. Esses cuidados garantem mais eficiência do motor e de economia.

Com mais de 50 anos, a Viação Transportes Santa Maria conta uma história de inovação em serviços e frota. Desde o começo de suas atividades, tem fornecido um transporte de qualidade aos grandes segmentos junto de sua equipe. Equipe sempre pronta para disponibilizar soluções eficientes às demandas apresentadas pelo passageiro. A Viação Transportes Santa Maria, procura constantemente zelar pelo bem-estar de seus passageiros, honrando por um atendimento humanizado.

“Ao optar por modos de transporte mais sustentáveis, como ônibus e veículos elétricos, os passageiros podem reduzir significativamente sua pegada de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável. Com a disponibilidade atual de ônibus modernos, seguros e confortáveis, como os da frota da Santa Maria, a escolha por esse meio de transporte torna-se cada vez mais viável e benéfica para o meio ambiente “, disse Gabriel Nunes.
 

Com o agravamento das mudanças climáticas, a escolha do meio de transporte pode ter impacto significativo na pegada de carbono individual. “Na soma nacional e mundial das emissões por passageiro/quilômetro, cada grama de dióxido de carbono que deixa de ser expelida é muito significativa”, pondera Gabriel Nunes, concluindo: “A relevância dessa questão é evidenciada ante a constatação de que os transportes são responsáveis por cerca de um quarto das emissões globais de dióxido de carbono provenientes da energia”, disse Gabriel Nunes.