Ribeirão Pires no ABC Paulista inaugura 1ª clínica pública de cannabis medicinal e projeta distribuição regional

Ribeirão Pires no ABC Paulista inaugura 1ª clínica pública de cannabis medicinal e projeta distribuição regional

O modelo implementado em Ribeirão Pires no ABC Paulista pode servir de exemplo para demais cidades da região do ABC Paulista e São Paulo. O prefeito Guto Volpi de Ribeirão Pires no ABC Paulista inaugurou na quarta-feira (19/3), aniversário da cidade, a primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil. E agora, o Consórcio Intermunicipal ABC www.consorcioabc.sp.gov.br colocará na pauta da Assembleia de Prefeitos a regionalização do projeto de distribuição gratuita de canabidiol, medicamento à base de cannabis que pode ser prescrito para o tratamento de dores crônicas, casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), alterações neurológicas, entre outros casos.

“A gente sempre debateu que nós faríamos primeiro para poder levar esse projeto ao Consórcio ABC. Então, eu acho que a partir de hoje a gente já abre essa discussão regional pelo Consórcio ABC, que hoje tem a capital de São Paulo junto também, para ter um crescimento maravilhoso, com um resultado extraordinário de saúde pública”, afirmou o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

A unidade inaugurada em Ribeirão Pires é a primeira do país para a dispensação de medicamento à base de canabidiol produzidos no Brasil e foi implementado em parceria com a Associação Terapêutica Flor da Vida https://www.flordavida.ong.br/site/ .

No ano de 2022, o município de Ribeirão Pires no ABC Paulista sancionou lei que dispõe sobre as diretrizes para a Política Municipal de medicamentos formulados à base de canabidiol, sendo a primeira cidade do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil a ter legislação que define regras sobre a temática.

O debate regional sobre o tema já ocorre desde 2023 dentro da Agência de Desenvolvimento Econômico, com discussões em conjunto com empresas, universidades e movimentos sociais. Agora, ele também será levado para o âmbito do poder público municipal pelo Consórcio ABC.

“Este exemplo aqui da clínica de Ribeirão Pires é um marco não só para nossa região do ABC Paulista, mas também para todo o Estado de São Paulo e para o Brasil. Este é o pontapé para a gente consolidar essa política e levar este serviço para as outras cidades do ABC Paulista”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, que participou do ato de inauguração da primeira unidade do país.

Sobre o canabidiol

O canabidiol é recomendado para vários tipos de tratamento. No entanto, a evidência científica mais confiável é por sua eficiência em enfermidades mais graves como síndromes de epilepsia infantil e as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut (LGS). Isso ocorre porque, normalmente, estes pacientes não respondem aos medicamentos anticonvulsivantes convencionais. Em vários estudos, o medicamento à base de cannabis foi capaz de reduzir o número de convulsões e, em alguns casos, interrompê-las completamente.

Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de outras mais comuns, como a depressão, ansiedade, insônia, dores e estresse, também podem ser amenizadas ou mesmo curadas com uso do canabidiol, mas sempre consulte o seu médico.