Torneio Nacional de Ginástica Rítmica em Aparecida foi um sucesso e GR Ábaco é destaque no juvenil

A cidade de Aparecida, em São Paulo, sediou o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica entre os dias 4 a 9 de novembro de 2025. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), reuniu atletas de todo o país. A Federação Paulista de Ginástica (FPG) desempenhou um papel importante no apoio ao evento, oferecendo suporte logístico e organizacional para sua realização em Aparecida.
As competições do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica ocorreram no Centro de Eventos Padre Victor Coelho de Almeida ao lado da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e movimentou 562 ginastas sendo 160 da categoria pré-infantil, 160 da infantil, 130 da juvenil e outras 112 do adulto.

Foram realizados os Torneios Regionais que são cinco eventos, distribuídos pelas cinco regiões administrativas do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Na soma de todos eles, participaram 2.187 ginastas. As 562 ginastas que se destacaram participaram do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica na cidade de Aparecida.

“Os números são muito expressivos, de fato, temos a Ginástica Rítmica espalhada por todo o território nacional. O fomento da modalidade sempre foi um dos objetivos estabelecidos pela CBG – Confederação Brasileira de Ginástica ”, diz Márcia Aversani, coordenadora do Comitê Técnico de GR da Confederação Brasileira de Ginástica.

A gerente do núcleo de eventos de Aparecida, Aline Costa, deu mais detalhes sobre a consolidação do Centro de Eventos como sede de atrações esportivas. “Já sediamos o Torneio Paulista de Ginástica Rítmica, realizamos etapas da Liga Nacional de Vôlei e Handebol, além do Torneio Latino-Americano de Futsal” disse Aline Costa.

da Ginasta Alice Gobbet Crepaldi que representou a Ginástica Rítmica do Colégio Ábaco.
O Torneio Nacional de Ginástica Rítmica contou com a presença do Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Fabio Evaristo, e seu adjunto, Padre Adam e pela gestora de eventos do Santuário, Aline Costa. Eles foram recebidos pela presidente da Federação Paulista de Ginástica, Adelita Andrade.

Padre Fabio Evaristo destacou a importância do evento para a cidade de Aparecida. “O Santuário Nacional é um destino de quase 10 milhões de visitantes todos os anos, e eventos esportivos como este têm muita relação com Aparecida. A presença jovem e a energia dos participantes enriquecem ainda mais o nosso ambiente” disse o padre Fabio Evaristo.
Adelita Andrade, presidente da Federação Paulista de Ginástica, “Agradeceu o apoio e ressaltou que eventos desse tipo são fundamentais para o crescimento da ginástica no Brasil. Além disso, elogiou a estrutura do Centro de Eventos, destacando “como um dos melhores espaços do país para competições” disse Adelita Andrade.

Ginastas do Colegio Ábaco de São Bernardo do Campo no ABC Paulista participaram e conseguiram a medalha de prata e foram vice-campeãs na categoria Juvenil – Conjunto 5 Arcos e também no Trio de Arcos. A atleta Alice Gobbet Crepaldi agradeceu “Aos dirigentes e toda estrutura preparada na cidade acolhedora de Aparecida que se encheu de cores e movimentos com a energia da fé, dedicação e mais que uma competição foi um encontro de histórias de superação e de paixão pelo esporte” disse a atleta do Colégio Ábaco.

O Colegio Ábaco https://colegioabaco.com.br/
Faz parte do Grupo Salta Educação que adquiriu o Colégio Ábaco. O Colégio Ábaco é considerado bom por seu desempenho no Enem, sempre valoriza o desenvolvimento do talento humano.
MISSÃO: Proporcionar uma Educação inovadora por meio de um processo de ensino e aprendizagem.
VISÃO: Ser um Colégio de referência pela qualidade em Educação.
VALORES: Habilidade de superar dificuldades e de criar soluções para os embates que a vida individual e coletiva oferece no processo de construção da existência humana.
ÉTICA: A prática da honestidade, da integridade, da dignidade nas relações pessoais, profissionais e institucionais, tendo como referência o interesse coletivo.
RESPONSABILIDADE: Capacitar os alunos a discernirem entre o certo e o errado, respeitando as diferenças individuais.














